);

Solidus apoia a liberdade do investidor

Pouca gente sabe, mas não é preciso resgatar seus investimentos em ações, fundos ou Tesouro Direto quando você quer trocar de banco ou corretora. A portabilidade é garantida pelos órgãos que regulam o mercado de investimento. As instituições davam pouca publicidade ao assunto e criavam uma série de burocracias com medo de perder o cliente. Recentemente, entretanto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) se manifestou sobre o assunto e saiu em defesa do investidor.

Em meio à pandemia de coronavírus, algumas corretoras ainda exigiam que o cliente baixasse um formulário, preenchesse, levasse pessoalmente ao cartório para reconhecer firma por autenticidade e só então entregasse para a instituição. A CVM soltou uma orientação (http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2020/20200406-1.html) reforçando que a portabilidade de investimentos deve ser feita em 48 horas úteis e, preferencialmente, por meio digital.

Investidores não devem se tornar reféns das plataformas. A Solidus apoia a liberdade de o investidor fazer o que quiser com suas aplicações. Ajude a divulgar a orientação da CVM de que a transferência de investimentos deve ser feita eletronicamente, sem cartório ou burocracia. E se tiver algum problema para fazer sua portabilidade, acione a CVM em algum dos seus canais:

SAC – https://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=sac

0800-025-9666 (atendimento disponível das 8h às 20h)

Facebook – @cvmgovbr

Twitter – @cvmgovbr

Veja a campanha publicitária que a Solidus preparou para apoiar o movimento da portabilidade digital. LiberaAí!