);
Home Broker Abra sua Conta
contato@solidus.com.br
(51) 3327-9888

Blog

Tesouro Direto: pré-fixado ou pós-fixado, qual escolher?

//
Posted By
/
Comment0

Você já leu aqui em nosso blog sobre as vantagens do Tesouro Direto e por que vale a pena deixar a poupança e diversificar seus investimentos. Mas mesmo optando pelo Tesouro ainda fica a dúvida: qual título devo escolher?

Os investimentos de renda fixa, como CDBs, LCIs, LCAs e títulos do Tesouro Direto podem ser divididos em grandes grupos: os pré-fixados e os pós-fixados.

Prefixado: certeza do quanto irá render.

Ao investir em um produto pré-fixado você já sabe, no momento da aplicação, quanto será seu rendimento ao vencimento do título. Esses títulos pagam um juro definido e fixo, ou seja, se você investir R$ 1.000,00 hoje em um título que rende 10% ao ano, ao final de 12 meses seu montante terá passado para R$ 1.100,00, sem contar ainda com o desconto do Imposto de Renda, claro!

Pós-fixado: rendimento conhecido no vencimento.

O rendimento nesse tipo de produto é sempre atrelado a um indexador, ou seja, um índice de correção. A principal característica do pós-fixado é que o investidor não sabe exatamente quanto será seu rendimento no vencimento, justamente por seu indexador ser variável. No Tesouro temos dois indexadores: a Selic e o IPCA. Em um título do Tesouro Selic (também conhecido como LFT ou Letra Financeira do Tesouro) o rendimento acompanha a taxa básica de juros da economia. Ou seja, se a taxa de juros no ano for de 8%, o investidor terá esse mesmo percentual de retorno. Já o Tesouro IPCA (também conhecido como NTN-B) funciona como um híbrido entre o pré e o pós-fixado, pois possui uma parte do rendimento fixa e a outra atrelada à inflação. Assim, normalmente você verá o título como Tesouro IPCA + 4,00, por exemplo. Se a inflação no ano for de 5%, o rendimento do título será a soma das duas taxas, resultando em um retorno de 9%.

Como escolher o melhor título para mim?

Na hora de definir qual o melhor investimento devemos levar em conta principalmente o nosso perfil, e podemos fazer isso respondendo duas perguntas: em quanto tempo pretendo realizar meus ganhos e o quanto de risco eu quero tomar?

O Tesouro permite que o investidor venda seus títulos em qualquer data, independente do vencimento, mas o investidor deve estar atento às oscilações de preço. Quanto mais longo o prazo, mais o investidor está sujeito às oscilações do mercado, mas também são os títulos mais longos que tendem a oferecer a melhor rentabilidade.

  • Os títulos pré-fixados são recomendados para investidores que querem ter certeza de seus rendimentos no futuro e acreditam que a taxa de juros Selic e a inflação irão cair ou ficar estáveis no curto ou médio prazo, dessa forma seu rendimento será superior aos demais títulos. Mas é importante atentar que quanto maior for o prazo, maior será o risco de mudanças no cenário macroeconômico e possíveis mudanças nas taxas de juros. Portanto, títulos prefixados são recomendados para investidores que querem resgatar seu investimento no curto prazo ou médio prazo, diluindo o risco de alta na Selic e na inflação no longo prazo, o que diminuiria os ganhos frente aos demais títulos.
  • O Tesouro Selic é o título mais recomendado atualmente. Por estar colado à taxa básica de juros do Banco Central o investidor nunca perderá seu capital investido, mesmo que tenha que resgatar antes do vencimento, o que traz maior segurança em relação ao Tesouro IPCA. Ele também serve para investidores que acreditam em tendência de alta na taxa básica de juros. Ou seja, é um investimento recomendado tanto para o curto como para o longo prazo.
  • O Tesouro IPCA é o investimento mais recomendado para investidores de longo prazo e que queiram proteger seu capital da inflação. No curto prazo ele não é muito recomendado por ser o investimento com maior volatilidade e maior risco. Não é indicado também para quem precisa fazer o resgate antes do prazo de vencimento.

O próprio site do Tesouro possui uma ferramenta simples e rápida para auxiliar na escolha do melhor título para seu perfil. Se você já fez seu cadastro e ainda está em dúvida, entre em contato com nossa equipe de análise de investimentos para decidir qual o melhor título para você!

Nos acompanhe no InstagramLinkedin e Facebook. Aproveite para abrir sua conta na Solidus!

Leave a Reply