);
Home Broker Abra sua Conta
contato@solidus.com.br
(51) 3327-9888

Blog

Risco e Retorno: como avaliar seus investimentos.

//
Posted By
/
Comment0

A compreensão dos conceitos de risco e retorno é de primeira importância para a tomada de decisão de qualquer investidor. A Teoria Moderna de Finanças já tratou do tema em diversas frentes, seja por modelos acadêmicos até o próprio mercado de capitais, onde gestores se debruçam diariamente sobre o tema de forma prática, realizando a alocação do capital de seus portfólios. Não só no campo das finanças esses termos são utilizados: quantas vezes, no cotidiano – ainda que instintivamente –avaliamos o risco e o eventual retorno de uma escolha?

O retorno é uma variável cuja definição é mais tangível: se possuímos R$ 100,00 aplicados em determinado ativo, e em uma semana esse montante evolui para R$ 110,00, logo fica evidente que o retorno nesse caso trata-se de 10%.

E o risco?

Bom, quando pensamos em termos de mercado financeiro, geralmente o risco é associado às incertezas às quais os ativos (ações, títulos do Tesouro ou até um negócio próprio, por exemplo) estão expostos, que em última instância, se convertem em volatilidade, ou seja: na variação dos preços em um determinado período no tempo. Apesar de ser uma simplificação da ideia do que representa o risco, efetivamente, ela será bastante útil para se entender o gráfico abaixo:

Essa imagem ilustra de maneira direta a relação entre o risco e o retorno envolvidos em um investimento. Quanto maior o retorno esperado, maiores os riscos envolvidos, e vice-versa. Podemos pensar no caso de um empreendedor, que está exposto de maneira direta às incertezas da economia real: Será que o seu produto será bem aceito? Quais as chances de uma nova filial dar certo? Por isso, o empreendedorismo figura como um dos ativos que possui maior risco atrelado, mas também com maiores retornos esperados. No caso do gráfico acima, situar-se-ia na parte superior da linha, bem à direita. Já os títulos negociados pela plataforma do Tesouro Direto estariam no canto inferior esquerdo, pois, ao mesmo passo em que oferecem menor risco (chegam a ser chamados de ativos livres de risco, no conceito acadêmico), sua rentabilidade potencial é também consideravelmente menor.

Para que a decisão seja tomada de forma eficiente por um investidor, entra em cena a diversificação dos investimentos. Sabe aquela máxima “não coloque todos os ovos em uma mesma cesta”? Pois bem, ela funciona como uma metáfora para um portfólio diversificado. Vamos a um exemplo:

  • Em um dia específico, as ações da siderúrgica XYZ caem 15% em função de eventos societários;
  • Já o frigorífico ABC teve uma valorização de 10% no mesmo pregão, fruto de um acordo de exportação para a China.

João havia aberto sua posição na siderúrgica XYZ fazia pouco tempo e ainda não conhecia os benefícios da diversificação, ou seja, viu seu patrimônio investido diminuir 15% em um único dia. Convenhamos que isso seria deveras frustrante.

Mas e se houvesse dividido seus investimentos entre XYZ e ABC, 50% cada? Dessa forma, João teria minimizado suas perdas a 2,5%.

O exemplo acima trata de dois ativos da mesma classe (ações), mas a diversificação pode se dar em classes de ativos diferentes, como ações, títulos do Tesouro, Fundos Imobiliários, etc. A diversificação traz inúmeros benefícios.

Outro ponto bastante importante é o autoconhecimento do investidor antes de alocar em determinado tipo de investimento, principalmente naqueles que envolvem maiores riscos, como o mercado de ações. O estudo e a busca de orientações por parte de profissionais são também ferramentas úteis na minimização dos riscos de uma carteira de investimentos. Note que sempre utilizamos a palavra “minimização”, “redução”, nunca “eliminação” dos riscos, pois ainda que muito baixos (como no caso dos títulos do Tesouro Direto), seguem existindo.

Na Solidus, buscamos sempre orientar os clientes de acordo com seu perfil, de forma que monte um portfólio diversificado, equilibrado e preparado para as oscilações de mercado. Contamos com uma equipe qualificada que acompanha o mercado diariamente e está pronta para orientá-lo da melhor maneira possível.

Nos acompanhe no Instagram, Linkedin e Facebook. Aproveite para abrir sua conta na Solidus!

Leave a Reply