);
Home Broker Abra sua Conta
contato@solidus.com.br
(51) 3327-9888

Blog

Desmistificando ações

//
Posted By
/
Comment0

A Solidus nunca escondeu de seus clientes que investimentos no mercado de ações vêm acompanhados de risco. Ao contrário, apontamos os riscos aos clientes para que julguem se tem tolerância a investir em empresas cujos retornos não são previsíveis como os da renda fixa (por exemplo, CDB/LCI/LCA ou poupança). Entretanto, o risco do mercado de ações é muitas vezes visto como um tabu pelas pessoas que atrelam o mercado de renda variável diretamente à perda e não ao risco que de fato existe, mas que é controlável. Além disso, muitos produtos são chamados pelos bancos erroneamente derenda fixa, mas na verdade possuem enormes riscos associados, como é o caso dos fundos imobiliários. 

A percepção de risco inerente à bolsa de valores é exacerbada na medida em que todas as pessoas conhecem algum parente ou amigo que já foram mal em seus negócios, seja numa padaria, num mercado, ou num salão de beleza, e que acabou desistindo. O risco das companhias que negociam em bolsa é o mesmo de qualquer outra empresa, com a diferença que as companhias da bolsa tendem a ter uma gestão mais profissionalizada e são obrigadas a divulgar relatórios financeiros auditados. Os riscos existem, mas com as informações disponíveis tentamos identificar se a situação financeira e de governança das companhias são sólidas. Esse é o nosso papel: proteger nossos clientes de riscos excessivos e recomendar empresas com bom potencial de valorização.

Outro fator que colabora para a percepção de risco das pessoas é que as companhias negociadas em bolsa são precificadas diariamente, as informações positivas ou negativas são incorporadas aos preços imediatamente. Em outras empresas isso não acontece – elas também passam por ciclos positivos ou negativos – mas o valor delas só será descoberto se a empresa for vendida. É comum a visão de que o brasileiro é um povo empreendedor e isso é verdade, logo também é verdade que a cada negócio aberto ao risco dele não prosperar. Com mais de 30 anos de mercado, nós, da Solidus, estamos acostumados a lidar diariamente com o risco e não há razão para achar que o risco do mercado de ações é tão diferente. No entanto, existem excelentes companhias negociadas na bolsa brasileira através das quais vários de nossos clientes obtiveram sucesso em seus investimentos ao longo dos anos.

Leave a Reply